MUNDO BANI: VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
Você já ouviu falar em mundo BANI? Você sabia que compreender este conceito pode auxiliar você e seus negócios?
Os acontecimentos do ano de 2020 nos mostraram como o mundo está cheio de incertezas e está em constante transformação, não é mesmo?
Diante disso, a humanidade passa a buscar respostas, nos mais variados campos de pesquisa, para esclarecer tudo o que está vivendo.
Neste artigo, nós abordaremos as mudanças de paradigma do mundo VUCA ao mundo BANI.
Antecipadamente, já levantamos o questionamento: você está preparado para o mundo BANI?
Se acha que não, fique calmo! Nós te ajudaremos.
Como surgiu o conceito de mundo BANI?
Inicialmente, para compreender o que é o mundo BANI e como ele vem sendo conceituado, é necessário ter em mente que ele se propagou em 2020 como uma evolução do mundo VUCA. Se você também não sabe do que se trata, fique tranquilo, falaremos sobre ele mais adiante.
Essa evolução, sem dúvidas, foi impulsionada pelos acontecimentos recentes, em que o mundo todo foi afetado pela pandemia da Covid-19.
O conceito de mundo BANI foi apresentado pelo antropólogo e futurista norte-americano Jamais Cascio, em 2018, em um evento do Institute For The Future (IFTF). Posteriormente, em 2020, o conceito foi desenvolvido em seu artigo Facing the Age of Chaos, publicado pela Medium.
Para Cascio, BANI é uma forma de melhor enquadrar e responder ao estado atual do mundo.
Todos nós sabemos como as mudanças vividas nos últimos tempos se estenderam – e continuam se estendendo – a todas as áreas de nossas vidas. Elas se verificam em nosso ambiente familiar e profissional, em nossas relações de consumo, na política, na tecnologia, na ciência… enfim, em todos os âmbitos!
O mundo BANI, portanto, vem demonstrar a fragilidade da condição humana. Isso se verifica diante do atual estado caótico do mundo, em especial após o cenário da pandemia e de todas as mudanças experimentadas.
Mais adiante, aprofundaremos o significado do conceito BANI, porém, antes disso, retornaremos ao conceito que o precede, o do mundo VUCA.
O mundo VUCA
O conceito de mundo VUCA surgiu do trabalho do US Army War College, no final da década de 1980, num cenário pós-Guerra Fria. O intuito era ajudar a desenvolver líderes estratégicos no Colégio de Guerra do Exército dos EUA.
Por conta disso, o termo passou a ser muito utilizado, também, no mundo dos negócios. Grandes líderes passaram a adotá-lo para otimizar sua performance, antecipando e solucionando problemas.
VUCA é um acrônimo (também chamado de sigla), e suas letras se referem às seguintes palavras, em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity.
Quando traduzidas para o português, temos: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.
Volatility (volátil)
Na definição de Bennett & Lemoine (2014), a palavra “volátil” representa a instabilidade do mundo. As mudanças são frequentes e, muitas vezes, imprevisíveis. Os preços oscilam, as tendências mudam, o mercado está em constante movimento.
Uncertainty (incerto)
O “incerto”, por sua vez, se refere à falta de conhecimento sobre os eventos e suas consequências, a incerteza se traduz em não sabermos o que acontecerá logo a seguir. Podemos estar sempre na iminência de catástrofes, de ataques terroristas ou, até mesmo, de doenças. A única certeza que temos é a da incerteza.
Complexity (complexo)
Quanto ao que é “complexo”, não é difícil verificar o quanto as informações, os dados e as interconexões se intensificaram, acentuando a complexidade de ações que antes pareciam mais simples.
Ambiguity (ambíguo)
Já o “ambíguo” se deve às inúmeras respostas e à falta de objetividade. O número de línguas, de sistemas de crenças, de teorias, é crescente. Por conta disso, é muito difícil haver um consenso.
O mundo VUCA representa um mundo interdependente, instável e imprevisível. Entretanto, como acusou o autor do conceito de mundo BANI, o conceito de VUCA já não basta para explicar a realidade em que vivemos hoje.
De volta ao mundo BANI
Assim como VUCA, BANI também é uma sigla. Veremos, a seguir, o que ela representa:
Brittle (frágil)
A primeira letra de BANI se refere à fragilidade deste mundo. O que é frágil pode até mesmo resistir, parecer forte, mas uma hora acaba cedendo. A pandemia foi um exemplo claro da fragilidade a que todos nós estamos expostos. Além disso, os nossos sistemas são suscetíveis a falhas. Por mais fortes que tentamos ser, podemos colapsar.
Anxious (ansioso)
A nossa fragilidade leva, naturalmente, à ansiedade. Com a velocidade em que tudo ocorre, com a instabilidade constante e as mais variadas pressões externas, nós nos tornamos ansiosos. Nossos limites são constantemente testados e somos desafiados regularmente. Diante disso, tememos o que pode acontecer e não temos o controle das situações. É difícil relaxar em um mundo BANI.
Nonlinear (não linear)
Não temos uma noção contínua do tempo e dos acontecimentos. Não conseguimos traçar planos com segurança, os contratempos são recorrentes e nos surpreendem. Os eventos parecem desconectados e desproporcionais, ficamos confusos. A não linearidade se verificou na pandemia da Covid-19, no clima do planeta, na política internacional e na economia, por exemplo.
Incomprehensible (incompreensível)
Há pouca transparência e clareza. Tudo nos é difícil de compreender, há muita informação e pouco tempo disponível para estudar e absorver tantos dados. Como definiu o próprio autor do conceito BANI, a incompreensibilidade é, na verdade, o estado final da “sobrecarga de informações”.
Portanto, enquanto no mundo VUCA impera a volatilidade, no mundo BANI temos a fragilidade como consequência.
As incertezas se transformaram em ansiedade e a complexidade deu espaço ao conceito de “não linear”.
A ideia de ambiguidade chegou ao ponto de desconhecimento completo, o excesso de informações nos levou à incompreensão.
A transição do mundo VUCA ao mundo BANI
Sabemos que o mundo passou por muitas mudanças desde a conceituação de mundo VUCA, na década de 80, até os tempos presentes.
Pensando nisso, o conceito de BANI trouxe uma descrição mais apurada da atual situação do mundo, do nosso estado emocional e das conexões causais dos acontecimentos.
Além disso, a pandemia da Covid-19 exigiu que o mundo todo, de certo modo, se reinventasse, o que acelerou ainda mais a transformação digital, por exemplo.
No mundo BANI, a volatilidade ou complexidade do mundo VUCA são lentes insuficientes para entender o que está acontecendo na atualidade.
As condições de hoje não são simplesmente instáveis, elas são caóticas. Os resultados não são simplesmente difíceis de prever, eles são completamente imprevisíveis.
Mas como resistir aos desafios do mundo BANI?
Apesar de parecerem alarmantes, as noções acerca do mundo BANI não podem nos roubar a esperança ou nos paralisar.
Segundo Jamais Cascio, autor do conceito, a definição de BANI pode nos apontar, além dos problemas, as respostas para sobreviver a tudo isso.
Para o autor, a fragilidade pode ser enfrentada com resiliência e folga; a ansiedade pode ser aliviada por empatia e atenção plena; a não linearidade necessita de contexto e flexibilidade, e a incompreensibilidade exige de nós transparência e intuição.
Se compreendermos o mundo em que estamos vivendo, poderemos lidar com as situações que surgirão de maneira mais prudente. Assim, estaremos mais preparados diante da imprevisibilidade e nos adaptarmos com maior flexibilidade.
Além disso, se estivermos conscientes, poderemos avaliar o que não está indo bem e colaborar para a construção de um mundo melhor. Até porque, como já mencionamos, BANI se tornou o que é por consequência de VUCA. Devemos pensar, então, em que mundo nós estamos criando para o futuro.
E então? Preparados?
Agora que você enxergou o mundo pela lente BANI, você tem a oportunidade de aplicar este conhecimento para melhorar o desempenho de sua empresa. Capacitando profissionais, aperfeiçoando processos, construindo e desenvolvendo novas abordagens, além de otimizar o que já vem funcionando.
Empresas que se atentaram, anos atrás, às mudanças trazidas pelo mundo VUCA, tiveram a oportunidade de se beneficiar mesmo diante da volatilidade e incerteza, isso porque elas estavam a par da situação e se organizaram.
Para isso, é indispensável contar com uma plataforma que pode auxiliar a sua empresa, simplificando o trabalho e conectando o conhecimento das pessoas.
Se você quer saber mais sobre este assunto, você pode ouvir o episódio #26 Mercado em Movimento com Pedro Tatoni, do nosso canal de podcast Dezpadronize. Neste episódio, Pedro aborda como o Mundo BANI influencia nossa rotina de trabalho.
Agora é a sua vez de estar por dentro das mudanças e desafios e, principalmente, de estar preparado para o que vem pela frente!
Somos uma Plataforma fácil, inteligente e colaborativa onde você mantém todas as informações da empresa atualizadas e garante a conformidade dos processos.
Write a Comment