VALORES E PROPÓSITO NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAS
Muitos clientes me perguntam: “ok, agora que desenhei a identidade (propósito, valores e visão) do meu negócio, como coloco em prática?” Google, Nubank, Microsoft, entre outros gigantes, não chegaram onde chegaram sem muito suor na construção da cultura própria.
Tem receita? Não. Não existe algo que vale para todos. Porque as interações são muito complexas, envolvem pessoas (clientes, colaboradores e, principalmente, líderes). Mas existe sim diretrizes para isso. Não é possível, em um único artigo, abordar todas essas diretrizes. Porém gostaria de abordar uma delas: “Cuide das pessoas quando são bebês.”
A seguir vamos refletir sobre duas importantes abordagens para colocar o Propósito em prática, no início das pessoas na empresa.
Contratação Certa
Como você faz suas contratações? Às pressas? Contratou alguém conhecido ou conhecido do conhecido? Delegou essa tarefa para qualquer pessoa? Você tem escrito uma descrição de cargos eficiente?
Pois bem, a primeira coisa para contratar alguém é definir quais comportamentos são necessários para validar os valores definidos pela empresa. Será muito difícil mudar alguém, por isso, dê match na contratação! Podem ocorrer falhas? Sim, porém serão menores de esta etapa estiver conectada com a Identidade do Negócio e com os Processos Desenhados também.
Vou dar um exemplo prático: uma determinada empresa possui como um de seus valores a INOVAÇÃO. Neste caso, faz total sentido que todas as pessoas que sejam contratadas por essa empresa tenham um perfil criativo. Claro que dependendo da posição isto pode variar. Porém contratar alguém que não estimule sua criatividade, com certeza, vai gerar ruídos lá na frente.
Mas como contratar alguém criativo? Certamente ninguém consegue entender se determinada pessoa possui comportamentos criativos em uma conversa de 5 minutos. Por isso, não economize na contratação. Faça testes, dinâmicas, avalie redes sociais. Uma contratação bem feita é meio caminho andado.
Integração
A partir da contratação, vocês precisam se conhecer melhor (empresa e colaborador). Aqui a palavra chave é comunicação! A primeira coisa que deve ser feita, depois das questões burocráticas, é contar para o novo colaborador para que a empresa existe, aonde ela quer chegar e como ela vai chegar lá. Você precisa explicar muito bem como a Identidade do Negócio funciona dentro da empresa.
Você já faz isso? É aquela apresentação em Power Point chata e bem rapidinho, feita por qualquer um que tiver agenda? Então você não faz. Contar não é suficiente, você precisa viver aquilo todos as vezes que um novo funcionário entra, desde a forma como você conta que ele passou na vaga, a forma como você recebe ele na empresa, a forma como você conta para ele o que significa o propósito, os valores e a visão, que a partir daquele momento ele também vai passar a viver. Deixe o novo funcionário perceber a cultura!
Valores da ESA
Na ESA temos uma seleção de pessoas muito criteriosa embasada nos nossos valores. Uma forma mais fácil de fazer isso foi definir comportamentos para cada valor da empresa.
Contamos um pouco sobre como enxergamos cultura dentro de uma organização em nosso primeiro episódio do Podcast Dezpadronize.
Não importa o tamanho da sua empresa ou em qual ramo ela atua. Ela só terá sua performance máxima se tiver as pessoas certas no lugar certo. E isto não é mágica, é estratégia, é desenho de processos, é disciplina, organização e, acima de tudo, comunicação eficaz.
Por isso, finalizo este artigo com uma frase de Jim Collins, em seu livro “Empresas feitas para Vencer”:
“Aqueles que constroem empresas excelentes sabem que o maior gargalo no crescimento de qualquer grande organização não são os mercados, nem a tecnologia, a concorrência ou os produtos. É um único fator, acima de todos os demais: a habilidade de conseguir e manter pessoas certas em número suficiente.”
Escrito por: Camila Nascimento
Somos uma Plataforma fácil, inteligente e colaborativa onde você mantém todas as informações da empresa atualizadas e garante a conformidade dos processos.
Write a Comment