O QUE ACONTECE SE A LICENÇA DO SEU RESTAURANTE VENCER?

Você tem dúvidas sobre o vencimento da sua licença? E sobre o que acontece se a licença do seu restaurante vencer? Você não sabe qual é a ação da Vigilância Sanitária caso a sua licença esteja vencida? A licença do seu restaurante é primordial para o seu funcionamento e reputação. Portanto, o vencimento deste documento pode acarretar em diversas consequências.

Por essa razão, neste artigo abordaremos as consequências de uma licença vencida para o seu restaurante e como você pode evitar este vencimento. Ainda, você poderá entender a importância da licença para o seu estabelecimento.

Qual é a importância da licença para o meu restaurante?

A licença de funcionamento emitida junto a Vigilância Sanitária, é o documento principal para o funcionamento de um restaurante. Para realizar a abertura de um restaurante, você deve ter a licença, comprovando que o restaurante tem os seus processos de acordo com a legislação e pode atuar como serviço de alimentação. Além disso, ter a licença e mantê-la atualizada será essencial para a reputação do seu restaurante, refletindo ao consumidor que o seu estabelecimento segue todas as regras e realiza as boas práticas da maneira correta.

Se você tem dúvidas do que é este documento e de como emitir, confira este artigo do nosso blog “LTA e Licença na VISA: o que são?“. Neste artigo, você conseguirá aprofundar nestes dois documentos.

Qual a validade da licença do meu restaurante?

A licença da VISA do seu restaurante tem validade por um período e deve ser renovada periodicamente. Assim, normalmente, você terá uma licença com validade de 1 ano, começando a partir do momento em que ela é emitida. Dessa maneira, depois do período de validade da licença ela estará vencida. É necessário, portanto, que você renove a sua licença junto à Vigilância Sanitária.

A renovação da licença pode ser solicitada na Vigilância Sanitária pelo representante legal do estabelecimento. A validade da licença renovada continua sendo a mesma, tendo início no momento da sua emissão. Essa renovação deve ser feita o mais rápido possível, para que você mantenha os documentos atualizados e dentro da validade.

Licenças vencidas pode acarretar algumas consequências para o restaurante, como veremos a seguir.

Quais as consequências de uma licença vencida?

O vencimento da licença do seu restaurante pode ocasionar em diversas consequências. Essas consequências vão desde morais a financeiras. Dessa forma, manter a licença dentro da validade diminui o risco desses efeitos. Além disso, mantém a qualificação do seu restaurante perante a sociedade.

Primeiro, falando das consequências financeiras, temos duas, a multa e interdição ou fechamento do seu restaurante. Uma licença vencida, pode acarretar em multa, no qual o seu valor será calculada de acordo com o porta econômico do seu estabelecimento. Além da multa, o fechamento ou interdição do seu negócio são outras consequências que você pode ter por não estar com a licença dentro do prazo. Essas consequências podem ocorrer através da fiscalização da Vigilância, no qual um fiscal vai até o seu estabelecimento para verificar os seus documentos.

Passando agora para as consequências morais, temos a sua reputação e a do seu restaurante. Um restaurante que apresenta uma licença de funcionamento vencida, mostra que o mesmo pode não estar conforme a legislação. Isso pode indicar que não é um restaurante confiável. Assim, a sua reputação ruim irá se propagar entre as pessoas e o seu nome e o do seu restaurante poderão ficar manchados.

Portanto, tome cuidado para que a sua licença não fique vencida. Você sabe qual é a validade da licença do seu restaurante? Ou se ela pode estar vencida? Confira essa validade e fique com os seus documentos atualizados e conforme a legislação.

Restaurante e transformação digital

Como posso evitar ter a licença do meu restaurante vencida?

Evitar o vencimento da licença é muito importante. Manter a licença atualizada e em dia faz toda a diferença para o seu estabelecimento. Além disso, diminui a possibilidade de multas, melhora a reputação do estabelecimento e não tem chance de ser fechado ou interditado.

Para evitar o vencimento da sua licença, é necessário que você controle este documento. Dessa maneira, ter o controle da validade da licença será essencial para você saber a sua data de validade. Assim, controlando o vencimento deste documento, será possível saber quando a mesma irá vencer e quando você precisará renovar a sua licença.

Este controle pode ser feito de algumas formas. O uso da tecnologia, irá te ajudar a controlar a validade dos seus documentos. Através de plataformas, como a Plataforma ESA, que te lembre com antecedência a data de vencimento da sua licença, você conseguirá ter um controle maior e eficiente dos seus documentos. Realize esse controle da maneira mais inteligente e fácil possível, economizando o seu tempo e reduzindo risco de multas e até mesmo do fechamento do seu restaurante. Use a funcionalidade Licença da Plataforma ESA e não se esqueça do vencimento da sua licença.

Funcionalidade Licença da Plataforma ESA

Agora, não perca mais tempo…

Vamos relembrar algumas coisas que você deve fazer para prevenir futuros problemas. Confira os seus documentos, analise se estão atualizados e dentro da validade. Além disso, veja formas que irão te ajudar a controlar os seus documentos e fazer a gestão da informação do seu estabelecimento.


Sobre a PLATAFORMA ESA:

Somos uma Plataforma fácil, inteligente e colaborativa onde você mantém todas as informações da empresa atualizadas e garante a conformidade dos processos.

Experimente Grátis em https://web.plataformaesa.com.br/experimente-gratis.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.